E aí pessoal tudo bem?
Bem, aqui no blog já teve um post falando sobre visagismo, esclarecendo alguns pontos e até dando dicas sobre cortes de cabelo e formatos de rosto. É bem provável que eu poste muito mais dicas sobre cortes, maquiagem, óculos e etc. para cada formato de rosto, mas antes eu preciso que algumas coisas fiquem muito claras sobre o Visagismo:
Essa técnica de harmonização surgiu através de um maquiador francês chamado Fernand Aubry, ele usava um jogo entre claro e escuro para corrigir formas no rosto. Do século XXX para cá, essa arte vem crescendo e se aprimorando cada vez mais, hoje ela não limita-se somente a maquiagem e ao rosto, mas usa de formas, cores e cortes de cabelo e tecido para criar uma harmonia visual no individuo.
Além disso a mesma técnica, quebrou as barreiras do que é belo, ou correto visualmente falando e passou a olhar para a pessoa como um ser humano, que deseja se expressar, tem necessidades e obrigações, por isso muito mais que embelezar a pessoa consultada, o visagista preocupa-se em adaptar sua aparência a seu estilo de vida, observando o meio em que a mesma vive.
Assim sendo, uma pessoa que passa por uma consultoria/entrevista com um visagista, não é necessariamente transformada, mas personalizada. O visagista acredita na imagem como forma de expressão e cada pessoa é única, por tanto não cabe ao profissional visagista impor o que o cliente deve ou não usar, mas sim orientá-lo e conduzi-lo da melhor forma para uma boa expressão de si mesmo, porém de uma forma visualmente mais harmônica.
Imagem personalizada de Talita Rabelo |
Um visagista, procura em sua entrevista entender cada detalhe da pessoa, tenta captar suas emoções e personalidade, ele não quer saber se ela quer ficar parecida com a Gisele Bundchen ou Angelina Jolie, mas sim o que há de melhor nela, o que ela tem de mais impressionante dentro dela para trazer à tona, respeitando, é claro, seus limites e desejos.
Não se pode "fantasiar" uma pessoa ou criar um personagem em cima do que ela já é, caso isso aconteça, o resultado final é um cliente frustrado e mais uma vez insatisfeito com própria imagem, além disso seria muito fácil se manter nessa profissão, apenas combinando "pé com pé e mão com mão" e pronto, no final teríamos um exército de robores todos iguais, sem um estilo e postura que "grita" quem você é, sem dizer sequer uma palavra.
É esse o maravilhoso mundo dos visagistas, personalização da imagem, sim mas com respeito e preservação da essência, não tenha medo de se entregar a um desses profissionais!
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas mas quando tocares uma alma humana seja apenas outra alma humana" (Karl Jung)