quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Queda de cabelo, nem sempre é causada por química!

E aí pessoal, tudo bem?
O post de hoje tem a ver com cuidados capilares. Vamos falar um  pouco sobre a queda de cabelo.
Antes de tudo é importante que vocês saibam que é normal a perda de cabelo diária, quando você pentear, cai em média 100 (cem) fios de cabelo (algumas vezes mais, outras menos). Isso é normal, é necessário para que aconteça a troca dos fios. Fora isso é bom ficar atento.

Observe se os fios estão caindo inteiros ou quebrando. Há uma grande diferença entre um e outro. 

A quebra dos fios pode ser causada por: alisamentos, progressivas a base de formol (glutaraldeido, etanolamina, ácido glioxílico...), pelo uso excessivo e impróprio de elásticos no cabelo, falta de cuidados como hidratação, corte das pontas etc.

A queda, já é diferente, podendo ter várias causas sendo que a principal delas é emocional, observe que quando se passa por uma situação de stress ou pressão o cabelo começa a cair. Outra razão para queda de cabelo são os hormônios e fatores genéticos, que é o caso da Alopecia Androgenética, conhecida como calvície, que acomete em sua maioria homens, mas pode ocorrer em mulheres também.

Além dessas existem os tipos menos comuns como: Alopecia Areata, causada por fatores auto imunes, com possível desenvolvimento pelo estado emocional da pessoa, sua principal característica é a perda rápida dos fios deixando um espaço totalmente liso. 
E também o Eflúvio Telógeno, causado principalmente por distúrbios hormonais, stress e má alimentação, geralmente ocorre depois de cirurgias e em mulheres alguns meses após o parto.

Todos esses tipos de queda têm tratamento que deve ser acompanhado por um dermatologista ou terapeuta capilar, os tratamentos podem ser a base de remédios via oral ou uso tópico. Eletroterapias e a argiloterapias também ajudam no tratamento para a recuperação dos fios.

Fique atento: Não é recomendável o uso de apliques e alongamentos em pessoas com esses tipos de queda, pois além de não resolver o problema (sim camuflar), podem ser um fator agravante para o mesmo.
Procure um profissional da área para lhe indicar que tratamento seguir. 

Bem pessoal é isso, espero que tenham gostado.
Beijos e até a próxima.